Nossa área de atuação dirigi-se especialmente aos subsistemas de Recursos Humanos da Organização. Iniciando através de um diagnóstico global da Instituição, verifica-se o estágio de desenvolvimento de seus sistemas e propõe-se alternativas de ação que visam o crescimento harmônico e eficiente da Organização como um todo, buscando a qualidade total.
FASE 1 - DIAGNÓSTICO
Nessa fase mensura-se o estágio atual do sistema a ser trabalhado, identificando-se seus pontos fortes e suas disfunções. Isto é realizado através de entrevistas individuais, grupais com a população envolvida, e aplicação de instrumento diagnóstico.
FASE 2 - DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
De acordo com as necessidade levantadas no diagnóstico, poderemos desenvolver as seguintes atividades:
A - Implantação e Desenvolvimento de Áreas de Recursos Humanos:
Objetivo: Auxiliar na estruturação , implantação e aperfeiçoamento da área de Recursos Humanos e seus segmentos, dentro da Organização. Desenvolvido individualmente e em grupo.
B - Estudo de Clima Organizacional:
Pode-se definir clima organizacional com o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento que afetam a motivação e, consequentemente, a produtividade das pessoas; isto é, a representação de como as pessoas se sentem em relação à empresa, e como reagem a esta percepção.
Objetivos:
- A Organização pode direcionar, de forma planejada e consistente as mudanças necessárias. Demonstrar a necessidade de mudanças organizacionais e comportamentais.
- Dar oportunidade ao funcionário de se manifestar de modo neutro e confiável.
- Conhecer os pontos fortes e fracos que permeiam o ambiente interno.
- Ter a oportunidade de melhorar, qualitativamente, o ambiente de trabalho, tornando-o mais estimulante.
- Respaldar a qualidade total.
C - Pesquisa sobre Qualidade de Vida:
Objetivo: Orientar a empresa sobre os principais problemas sociais e de qualidade de vida dos funcionários, para que se possa traçar uma estratégia de atuação dos recursos humanos a longo prazo.
D - Recrutamento e Seleção de Pessoal
Objetivo: Realizar processo de recrutamento e seleção de pessoal, buscando o perfil mais adequado para a função em aberto de modo a tornar as contratações mais eficientes, menos dispendiosas, e com percentual maior de acerto e permanência do colaborador no cargo pretendido.
E- Treinamentos:
Identificar as necessidades de treinamento e definir programas específicos.
Objetivos:
- Preparação para a implantação da qualidade total.
- Conscientização da importância da mesma.
- Possibilitar o surgimento de comportamentos positivos em relação aos objetivos da empresa e dos indivíduos.
- Preparar o pessoal para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à Organização.
- Oportunizar o contínuo desenvolvimento pessoal nos cargos atuais, assim como também para outras funções para as quais a pessoa possa ser considerada.
- Assessorar na mudança de atitudes da equipe, objetivando criar um clima organizacional mais satisfatório, aumentar a motivação e a receptividade às técnicas de supervisão e gerência.
F - Desenvolvimento de Equipe
Objetivo: Detectar, dentro da Organização, pessoas com potenciais que possam ser desenvolvidos para aproveitamento futuro a nível de promoções e/ou transferências de funções.
H - Desenvolvimento Interpessoal
Objetivo: Proporcionar aos elementos da Organização oportunidade de auto e hetero-conhecimento, buscando resultados mais eficazes através de um relacionamento mais adequado. É desenvolvido em grupo e visa em última instância a melhoria das relações interpessoais.
I - Desenvolvimento Gerencial:
Objetivo: Sensibilizar o gerente para o auto-desenvolvimento. É desenvolvido em grupo, e tem como meta principal, potencializar e aperfeiçoar habilidades, tais como: liderança, tomada de decisão, administração de conflitos, comunicação, etc.
J- Integração de Funcionários:
Objetivo: Integrar o novo funcionário da empresa à equipe e/ou organização da qual fará parte. Esta integração se torna essencial também quando o funcionário é transferido de setor, de modo a tornar sua entrada mais eficaz e facilitando tanto a nível de adaptação pessoal, quanto profissional e aos objetivos da empresa. Funciona também como uma forma de prevenção em nível interpessoal.
k - Análise de Cargos e Salários:
Objetivo: Adequar de forma mais eficiente e proporcional, o salário ao cargo ocupado. Padronizar a política salarial da empresa, através de entrevistas com chefias e colaboradores, pesquisa de mercado e benefícios.
L - Acompanhamento e Assessoria Individual
Objetivo: Manter um contato direto com os indivíduos da empresa, de modo a se obter conhecimento imediato de suas motivações, dificuldades e também, potencialidades e ideias; informações estas indispensáveis para intervenções mais eficiente. Também objetiva-se proporcionar assessoria a nível de: tomada de decisões, administração de conflitos de equipe, comunicação eficaz.
M - Desenvolvimento de Projeto de Comunicação Interna:
Objetivo: Identificar aspectos falhos na comunicação interna, apontando sugestões para que a comunicação seja mais eficaz.
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